Sábado, 19 de julho de 2025
Tubarão
15 °C
3 °C
Fechar [x]
Tubarão
15 °C
3 °C
Economia

Tarifaço imposto por Trump ao Brasil preocupa empresários catarinenses

Imposto de 50% em produtos brasileiros pode prejudicar severamente parte das exportações oriundas de Santa Catarina, de acordo com a Fiesc.

Santa Catarina, 11/07/2025 10h47 | Por: Eduardo Mota | Fonte: FIESC
Foto: SCPAR/Porto de Imbituba

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) expressa preocupação com a taxação em 50% imposta pelos Estados Unidos às exportações brasileiras. A entidade avalia que a nova tarifa vai prejudicar gravemente as empresas do país, especialmente as de Santa Catarina. O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, defende que a diplomacia brasileira mantenha as negociações para evitar o agravamento da situação e o possível cancelamento de investimentos. Ele argumenta que é necessário trabalhar com serenidade pela melhor solução e considerando os interesses do Brasil.
 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a federação, a medida precisa ser analisada sob três aspectos: o primeiro ponto é de que os EUA têm um superávit comercial com o Brasil, portanto, na ótica econômica, a tarifa é injustificável. O segundo aspecto é de que os Estados Unidos deveriam respeitar as decisões soberanas do Brasil, sejam elas certas ou erradas. O terceiro aspecto aponta que o desalinhamento diplomático do Brasil com os Estados Unidos contribuiu para a decisão, o que reforça a necessidade de um posicionamento mais neutro do Itamaraty em questões internacionais.

Embora não se tenha detalhes sobre a medida, a perspectiva de taxação deixa a indústria em alerta. “A implementação da tarifa anunciada nesta quarta, de 50%, compromete a competitividade dos produtos catarinenses, uma vez que países concorrentes em setores relevantes para a pauta exportadora de SC podem ser submetidos a taxas bem inferiores”, frisa Aguiar.

A tarifa compromete a competitividade dos produtos de Santa Catarina, que é o principal destino das exportações do estado, com um volume de US$1,74 bilhão em produtos manufaturados no último ano.
 

Litoral Mais

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC

Fone: 3192-0919

E-mail: portallitoralmais@gmail.com

Litoral Mais © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!