Uma reunião foi realizada no auditório da CDL para discutir a ação.
Uma reunião organizada pelo Conselho das Entidades de Tubarão (Conset) alinhou o início da retirada de cabeamentos obsoletos em postes da cidade. O encontro aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), contando com a presença do prefeito Estêner Soratto, de representantes da Celesc e de empresas de internet.
A iniciativa da retirada será comandada pela Celesc, com acompanhamento da Prefeitura, e vai começar pelo Centro de Tubarão, sendo levada posteriormente a outros bairros. De acordo com a prefeitura, cerca de 26 empresas compartilham a rede aérea da cidade entre energia, internet e telefonia. A presença de cabos antigos e inutilizados afeta a estética urbana e a segurança dos espaços públicos.
“Essa é mais uma ação que reafirma nosso compromisso com uma cidade limpa, linda e organizada. A poluição visual causada por fios inutilizados compromete a estética e até a segurança da nossa cidade. Esse trabalho de higienização é fundamental”, comenta o prefeito Estêner Soratto.
Também participaram da reunião o vice-prefeito Denis Matiola, o secretário de Planejamento e Urbanismo Felipe Nascimento e o procurador-geral do município Marlon Collaço Pereira, além do gerente regional da Celesc, Giocondo Tasso.
Uma nova reunião vai acontecer nos próximos dias para definir detalhes técnicos da execução.
Celesc já realizou operações de retiradas de fios em outras cidades
Ao longo de 2024, a Celesc realizou 135 mutirões de limpeza de postes e removeu aproximadamente 70 toneladas de cabos obsoletos ou descartados de forma irregular sobre a rede. As ações foram resultado de cooperação entre a companhia, prefeituras e empresas de telefonia.
Dentre as cidades contempladas no ano passado, estão Joinville, Itajaí, Balneário Camboriú, Chapecó, São Miguel, Florianópolis e Jaraguá do Sul.