Proposta inclui ações sobre uso consciente da tecnologia na Política de Educação Digital nas Escolas.
Incluir ação de combate à dependência tecnológica na Política de Educação Digital nas Escolas: este é o objetivo do Projeto de Lei (PL) 515/2023, de autoria do deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD), que recebeu parecer favorável da Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) na manhã desta quarta-feira (13).
A proposição foi sugerida pelos participantes do 12° Encontro Estadual de Vereadores Mirins e tem por finalidade estimular a conscientização sobre o uso comedido do aparelho celular, assim como promover o convívio da comunidade fora do ambiente digital.
Para isto, o texto prevê a abordagem da temática nas escolas por meio de atividades como palestras, encontros e seminários, levando em conta a presença de psicólogos e dos pais dos alunos.
Parecer destaca ausência de impacto orçamentário
No parecer aprovado, o relator, deputado Jair Miotto (União), apresentou o entendimento de que a proposição busca somente alterar as diretrizes da norma já existente, “sem prever de forma direta qualquer aumento na despesa pública ou a criação de novos encargos orçamentários significativos”.
Ele afirmou ainda que em consulta, a Secretaria de Estado da Saúde se manifestou favoravelmente à iniciativa, a qual declarou que contribui para que os estudantes estabeleçam uma relação “mais responsável e saudável quanto ao uso da tecnologia, incluindo a alfabetização e desintoxicação digital, ética, etiqueta e segurança”.
Projeto segue para outras comissões
Com a decisão, o projeto está apto para seguir tramitando nas demais comissões de mérito: de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação; e de Educação e Cultura.