Intenção da entidade é otimizar e facilitar a prestação de serviços aos municípios.
A Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) planeja adquirir uma nova sede em Tubarão. A mudança, segundo o presidente da entidade e prefeito de Tubarão, Estêner Soratto, tem como objetivo principal otimizar e facilitar a prestação de serviços aos 18 municípios associados. A atual sede, de acordo com Soratto, "já está muito acanhada".
"A própria Amurel, com seu departamento de engenharia, cresceu muito. Os consórcios, tanto de saúde quanto multifinalitário, também cresceram muito, porque cada vez mais estão prestando mais serviços aos municípios", explica o prefeito. Ele ressaltou que o aumento dos serviços prestados resultou em um maior número de colaboradores, e a estrutura atual já não comporta a equipe de forma adequada.
Locais e recursos para a nova sede
A Amurel já tem dois imóveis em vista para a nova sede: um de propriedade da Inoversa Sul e outro da Associação Cidade Luz. A aquisição será feita em conjunto com a Câmara de Vereadores de Tubarão, que também está em processo de compra de uma nova sede. "Um não vai impedir o outro, a gente vai estar atuando em conjunto", afirma Soratto.
Para financiar a nova sede, a Amurel pretende vender seus dois imóveis atuais. “A gente venderia tanto o imóvel que a Amurel tem onde funcionava a Gerência de Saúde, na rua Santos Dumont, quanto a atual sede, a principal. A estrutura da Santos Dumont está avaliada em torno de R$2,7 milhões e a sede atual em torno de R$3,5 milhões. Como os recursos são sempre escassos, a gente pretende investir não muito mais do que a soma dos dois imóveis”, destaca o prefeito.