A ação percorreu pontos estratégicos do município, com foco na proteção da população mais vulnerável.
Na noite de sexta-feira (27), a Defesa Civil de Gravatal integrou uma força-tarefa coordenada pela Polícia Militar, sob o comando do sargento Willian, com o objetivo de localizar e oferecer suporte a pessoas em situação de rua diante da previsão de frio intenso e chuvas volumosas para os dias seguintes.
A ação percorreu pontos estratégicos do município, com foco na proteção da população mais vulnerável.
A equipe passou pela Igreja do Pouso Alto, Igreja do Centro, ponto de ônibus de Termas, Capela Mortuária de Termas e Praça dos Direitos Humanos (Concha). Apesar da previsão de baixas temperaturas e chuva entre os dias 28 e 29, nenhuma pessoa foi encontrada nas ruas.
“Nosso papel é repassar orientações sobre os riscos de estarem nas ruas expostas ao frio intenso. Oferecer encaminhamento para abrigo, casas de acolhimento, garantindo a sua acomodação, alimento, roupa, cobertores. E, muitas vezes, há uma forte resistência em receber ajuda. Nós fazemos nossa parte que é levar o acolhimento até eles. Agradecemos a Polícia Militar pelo convite. Felizmente, durante a operação, nenhuma pessoa foi encontrada nestas condições no município", relatou a coordenadora de Proteção e Defesa Civil, Mônica da Costa Onofre.
Rede de Apoio
Diante das baixas temperaturas e da possibilidade de ocorrências envolvendo pessoas em situação de rua, a Secretaria de Assistência Social e Habitação de Gravatal mantém-se em alerta. “Gravatal possui uma demanda pequena nesse contexto, mas nossa equipe atua com estratégias de acolhimento imediato, especialmente em períodos de frio intenso”, explicou a secretária Jaquelini de Medeiros Fernandes. Ela destaca que a Secretaria disponibilizou um contato de emergência à Polícia Militar e preparou kits emergenciais com itens de higiene, mantas, toalhas e alimentos. “Com isso, garantimos uma resposta rápida e humanizada sempre que necessário”, completou.